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Comunicação interna e externa: por que a sua empresa precisa usá-las?

A comunicação interna e externa é essencial para qualquer empresa. Ela ajuda a definir os passos a serem seguidos dentro do ambiente corporativo, com os colaboradores, e fora, com os parceiros e fornecedores.

É uma estratégia com duas vertentes, que possuem demandas diferentes, mas que não caminham em direções separadas. Ambas se complementam em busca da consolidação da empresa.

Está confuso? Nós, da Targo Consultoria, vamos explicar como cada uma funciona. Acompanhe!

O que é a comunicação interna?

Um dos principais objetivos da comunicação interna é promover a harmonia nos ambientes corporativos. Em outras palavras, promover o diálogo com os colaboradores para tornar o clima organizacional saudável.

É preciso que haja uma comunicação a nível local eficiente. Quando é vista como um setor estratégico, a comunicação interna é capaz de transformar cenários, levando a empresa rumo às metas e objetivos.

Os canais utilizados nesse processo podem ser: jornal mural, newsletter, informativo, software de comunicação, etc. Todos eles trabalhando juntos. Quanto à linguagem, ela deve clara, respeitosa, objetiva e simples.

Esta forma de comunicar evita boatos e ruídos que prejudicam os processos internos da empresa.

Comunicação interna também é saber ouvir

Não é uma via de mão única. A comunicação interna está no diálogo entre os superiores e seus subordinados, em um processo de constante melhoria. Os gestores precisam conhecer de perto a realidade de cada setor, buscando sempre ouvir, para evitar problemas no operacional.

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O que é a comunicação externa?

Diferente da comunicação interna, a externa cuida da imagem que a sua empresa transmite para seus clientes, fornecedores e o público externo em geral. É por meio dela que a identidade de uma empresa é firmada.

A comunicação externa ajuda também a construir uma ponte entre a empresa, outras organizações, consumidores e potenciais clientes.

Canais

Os canais utilizados pela empresa são principalmente os meios de divulgação, assessoria de imprensa e comunicação, marketing e relações públicas. Essas são as ferramentas que ajudam a fortalecer uma empresa no mundo dos negócios.

Não estamos falando necessariamente de publicidade de produtos e serviços. Trata-se de uma estratégia de relacionamento entre a empresa o público externo.

Por meio dela, as empresas alcançam o público-alvo ao mesmo tempo em que trabalham para consolidar sua imagem no mercado.

É uma estratégia que exige muita atenção, coerência e honestidade.

Como planejar?

O planejamento de comunicação interna e externa deve avaliar os públicos aos quais serão direcionadas as mensagens. Ou seja, para cada grupo que se deseja alcançar, o conteúdo deve ser trabalhado de modo personalizado.

As mensagens direcionadas aos consumidores não necessariamente devem ser as mesmas focadas aos fornecedores. Nem o que é comunicado para o ambiente interno deve ser comunicado para as instituições públicas.

Para explicar melhor, vamos aos exemplos:

  • Um potencial ou atual cliente certamente se interessa em conhecer valores que gerem identificação ou motivos para adquirir determinado produto ou serviço;
  • Já quem é da comunidade onde a empresa atua não necessariamente se interesse pelos produtos, mas quer conhecer os projetos e seus respectivos impactos na região;
  • Fornecedores e distribuidores podem precisar de informações relacionados aos processos tecnológicos, logísticos e produtivos;
  • Governos e demais instituições públicas precisam de informações como balanços econômicos e fiscais.

Outro ponto importante da comunicação, independente da vertente, é estabelecer diálogos frequentes, não oportunos. Um dos maiores erros é dar atenção para uma determinada audiência somente quando lhe é conveniente.

Fazendo a comunicação integrada

Agora que você já sabe a importância da comunicação para as empresas, é hora de descobrir como fazer uma comunicação integrada. Como o próprio nome sugere, é um tipo de comunicação que engloba o corpo de colabores em prol de uma meta.

Para implementar a comunicação integrada em sua empresa, é preciso seguir alguns passos:

  • O primeiro é analisar a comunicação interna e externa da empresa e depois definir a nova estratégia de comunicação.
  • O terceiro passo é determinar um orçamento para suas ações, uma estratégia tangível e criativa.

Estas definições precisam envolver todo os setores da empresa.

Não podemos esquecer que, ao executar a estratégia de comunicação, é preciso acompanhar os resultados e fazer ajustes para garantir melhorias.

Gostou deste artigo sobre comunicação interna e externa?

O primeiro passo foi dado. Você sabe a importância da comunicação na sua empresa, agora é só investir em boas estratégias e aplicá-las na sua empresa. A Targo Consultoria produz conteúdos que podem ajudar você. Clique aqui e conheça o nosso blog.

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