Nem todo mundo consegue manter uma disciplina no trabalho. Isso não quer dizer que a pessoa não se esforce ou que não é comprometida.
Diversos colaboradores dentro de sua rotina, ainda que sejam profissionais exemplares, acabam não conseguindo render todo o seu potencial justamente por não terem foco ou uma rotina bem elaborada.
E reverter esse quadro, para essas pessoas, é algo que demanda muito esforço e trabalho. Por essa razão, é muito difícil colocar em prática e manter essa estabilidade por muito tempo.
Porém, há meios de fazer com que a rotina seja um pouco menos caótica e o trabalhador consiga manter seu foco por mais tempo. Está curioso para saber como? Então continue lendo.
Como manter o foco e disciplina?
Independentemente da razão, todos gostariam de manter o foco naquilo que se dedicam a fazer. Com o foco certo, o trabalho é otimizado, erros são minimizados e toda sua rotina fica mais centrada e organizada.
Além disso, para quem quer crescer dentro do ambiente empresarial, é fundamental prestar atenção nessa parte. A distração é um dos maiores inimigos de uma boa rotina.
Ela, além de cansar o indivíduo, faz com que ele produza muito menos do que é capaz. Muita gente possui problemas sérios com a falta de foco e isso pode ser prejudicial em um certo ponto.
Para evitar esses problemas, há algumas soluções que você pode colocar em prática no seu dia a dia e persistir para que isso vire uma rotina, ou seja, criar uma disciplina.
1. Fique longe do que te tira produtividade
Pode parecer óbvio e clichê, mas nunca é tarde para bater na tecla quanto a essa questão importante de ser falada. Tudo aquilo que for capaz de tirar sua concentração deve ser evitado.
O celular é o principal vilão disso tudo, principalmente se você está trabalhando de home office. Às vezes, uma única notificação é o suficiente para que você pare todo seu trabalho e passe pelo menos 10 minutos mexendo no aparelho.
Isso quebra bastante a produtividade. Uma coisa que pode ajudar é deixar o celular silencioso ou até mesmo longe de você para que você não fique verificando se há notificações a todo momento.
Além disso, deixe no seu computador apenas as abas que você precisa para trabalhar. Feche tudo que não tenha relação com o trabalho.
2. Tenha um período para os e-mails
Muita gente não realiza a checagem periódica de seus e-mails, o que acaba fazendo com que haja um acúmulo de coisas. E, caso você dependa muito do seu e-mail para trabalhar, você pode acabar perdendo bastante tempo ali.
Então, sempre reserve um tempo para separar aquilo que é importante, urgente, aquilo que pode ficar para depois e o que deve ser visto em breve.
Assim fica muito mais fácil se encontrar e você pode trabalhar melhor. Uma boa opção é você também combinar com as pessoas de colocarem alertas de prioridade antes de mandar o e-mail, para que você possa filtrar ainda mais rapidamente.
3. Faça uma check list
Todos os dias, por mais que você tenha uma rotina pré-estabelecida que você precisa seguir, o dia de trabalho é diferente. Sendo assim, crie uma lista de tarefas todos os dias.
Se puder estabelecer horário entre cada uma dessas tarefas é ainda melhor para que você não deixe em aberto o prazo que ela precisa acontecer. Às vezes, limitar o seu tempo para as coisas pode ser a maneira mais eficiente de você começar e finalizar algo sem interrupções.
Assim, você saberá que tal tarefa você deve concluir dentro de 40 minutos. Passou disso, você deve ou focar totalmente para finalizá-la ou passar para a próxima tarefa.
4. Realize tempos de concentração
O foco é importante, mas às vezes o cansaço atrapalha que ele aconteça. Por isso, apesar de minar qualquer conteúdo que possa te distrair nos horários de produtividade, é importante que você separe um tempo para descansar.
Profissionais da psicologia indicam que para ter uma melhor produtividade é fundamental que o indivíduo se organize pelo menos 25 minutos para super concentração e depois tire 5 ou 10 minutos para relaxar.
Essas alternativas fazem com que o trabalho não fique tão pesado e você tenha seu tempo de distração e seu tempo de produção.
5. Controle a ansiedade
Muitas pessoas que têm problemas de disciplina no trabalho são pessoas ansiosas e que possuem dificuldades de lidar com uma rotina estabelecida.
A ansiedade interfere muito no foco pois atrai a atenção da pessoa para outras coisas. Pensamentos do futuro e preocupações exageradas podem fazer com que haja a perda de concentração.
No fim do dia, geralmente essas pessoas estão exaustas, com uma sobrecarga de trabalho, acúmulo de tarefas e ainda mais preocupações. Por isso, é bom poder procurar um profissional para que você possa administrar melhor o sentimento de ansiedade.
6. Defina as metas
Colocar metas alcançáveis no seu dia a dia é fundamental para que você consiga ter disciplina no trabalho. Sendo assim, de maneira clara e objetiva, você deve colocar aquilo que pode fazer rapidamente como prioridade.
Se uma tarefa leva menos de 5 minutos para ser feita, faça logo. Depois que as tarefas curtas tiverem sido realizadas, parta para as que levam mais tempo e precisam de uma concentração maior.
Mas qual o motivo de fazer isso e não o contrário? Às vezes, as tarefas que demandam atenção acabam sendo mais cansativas do que imaginamos.
Sendo assim perdemos muito tempo para desenvolvê-la e acabamos deixando de lado as tarefas mais simples, não sobrando tempo para solucioná-las.
Por isso, começar com as tarefas menores livra você de qualquer “trabalho extra” e faz com que você trabalhe sem culpa naquelas tarefas que demandam mais empenho.
Conclusão
A disciplina no trabalho é algo importante, principalmente para pessoas que estão em posições maiores como gerente ou chefe. Isso porque sem disciplina e organização não há como ter progresso naquilo que se deseja.
Portanto, tentar traçar uma linha de rotina diariamente é fundamental para aqueles que querem demonstrar o seu verdadeiro potencial. Por isso, comece sempre devagar, colocando as metas alcançáveis e realizando a mesma rotina todos os dias para criar um hábito.
Uma vez que esse hábito permanecer, você poderá ter um melhor desempenho, melhorando seu foco e sua concentração.
Diga aqui se esse conteúdo te ajudou e compartilhe com aquela pessoa que precisa de um empurrãozinho na hora de ter foco.