O meio ambiente é um assunto que entra cada vez mais em pauta nas empresas. Isso porque os consumidores também estão sendo mais exigentes quanto aos produtos ou serviços que consomem e querem saber sobre a responsabilidade social e ambiental das companhias.
E você? Já pensou trabalhar em um negócio que é a próxima tendência econômica? Pensando nisso, a Targo Consultoria elaborou um artigo para que você saiba como adotar o empreendedorismo verde e ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo em que atende pessoas com soluções inovadoras. Veja a seguir:
O que é empreendedorismo verde?
O empreendedorismo verde é caracterizado por ações de uma empresa que propõem melhorias ou são inovadoras na preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. No caso, o empreendedor deixa de lado a visão individualista de apenas gerar lucros para o negócio e adota ações globalizadas que poderão impactar o mundo positivamente.
O empreendedorismo verde, ou empreendedorismo sustentável, não é somente uma alternativa. Ele é uma necessidade que precisa ser adotada cada vez mais pelas empresas para evitar o desperdício de recursos naturais e para a conservação do planeta.
Ao incorporar medidas sustentáveis dentro de um negócio, sua empresa acaba influenciando clientes, fornecedores e interessados a fazerem o mesmo. Ela acaba servindo de exemplo sobre como podemos coexistir em harmonia com o meio ambiente.
Como minha empresa pode ser mais sustentável?
Toda empresa pode adotar medidas básicas para tornar o negócio mais sustentável, como manutenção de recursos naturais, descarte consciente, reciclagem e reuso de matérias-primas.
Veja abaixo alguns nichos sustentáveis em que uma empresa pode investir para contribuir com a conservação do planeta:
- Tecnologias verdes: técnicas que associam padrões de consumo com práticas ecologicamente corretas;
- Metas globais de desenvolvimento: compreender e buscar alternativas para solucionar os principais problemas da sociedade;
- Energia renovável: desenvolver fontes de energia ecologicamente corretas;
- Recursos naturais: proteger ou trabalhar no fornecimento de água potável;
- Educação ambiental: produção de conteúdo para estimular a reflexão sociopolítica que envolve a preservação do meio ambiente.
Você também pode gostar de:
7 exemplos de empreendedorismo verde
Segundo dados da Organização Mundial das Nações Unidas, o mercado mundial da economia verde atingirá em 2020 cerca de US$ 2,2 trilhões.
Uma outra pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que, em uma escala de 1 a 10, os consumidores entrevistados deram nota média de 8,9 para a importância do consumo consciente.
Por isso, para quem busca ser mais sustentável, esse é um ótimo período para começar! Veja abaixo exemplos de empreendedorismo verde para se inspirar e inovar no seu negócio:
-
Tiê Moda Sustentável
Quem disse que moda não pode ser sustentável? A Tiê Moda Sustentável adota uma filosofia pautada na sustentabilidade e no consumo consciente.
A empresa utiliza, em geral, materiais de procedência orgânica ou material reciclado, como: algodão orgânico e naturalmente colorido, malha de Pet, couro de peixe, fibra de bambu, cápsulas de café, jeans reciclado e fibra de pneu, entre outros.
-
Eco Side
A Eco Side é uma empresa de brindes publicitários que buscou inovações ecologicamente corretas. Assim, utiliza materiais reciclados e trabalha com fornecedores sustentáveis e que não contratam mão-de-obra indevida.
A missão da empresa é desenvolver projetos para as áreas corporativas e promocionais utilizando materiais reciclados para preservação da natureza.
-
Florestando
A Florestando surgiu com a ideia de aprimorar algo que parece complexo de forma prática e acessível: o reflorestamento. A empresa criou a bolota viva, um produto feito de terra, composto orgânico e sementes.
A bolota viva não exige plantio e é um recurso muito solicitado por empresas e eventos com foco no mercado sustentável, para ser um brinde ecológico.
-
Car Clinic
Como forma de economizar água, a Car Clinic é uma serviço de higienização de carros que oferece lavagem ecológica como seu principal produto.
A empresa teve grande crescimento com seu modelo de licenciamento, oferecendo diferenciais no fornecimento de suporte e capacitação.
-
Nação Verde
A Nação Verde foi uma das primeiras franquias sustentáveis do Brasil baseadas na economia verde, aquela que resulta em melhoria do bem-estar humano ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica.
A empresa atua no varejo, fornecendo uma ampla gama de produtos naturais, orgânicos e eco-sustentáveis. São mais de 170 itens para família, saúde e corpo, vendendo de suplementos naturais até cosméticos não testados em animais.
-
TRC Sustentável
Atuando desde 2004 e presente em 17 estados brasileiros, a TRC Sustentável – Tecnologia em Redução de Custos é um negócio de consultoria ambiental com foco em recursos hídricos.
Sua atuação destaca-se por projetos e serviços exclusivos que reduzem os gastos com a conta de água. Um de seus trabalhos, o Projeto de Gestão da Água (PGA), consiste na aplicação de dispositivos que evitam desperdícios e gera economia no bolso do cliente.
-
Via Verde
A Via Verde é uma alternativa às opções disponíveis nos supermercados e mercados convencionais. A empresa é referência no segmento de orgânicos, veganos e naturais, buscando direcionar a população para uma vida mais saudável e equilibrada.
Atuando desde 1987, age em oito principais frentes: alimentos naturais e integrais; alimentos diet e light; alimentos sem glúten; artigos esotéricos; fitoterápicos; suplementos alimentares; cosméticos naturais e lanches e refeições saudáveis.
Gostou dos exemplos? Então essa é a hora de se inspirar e começar a atuar no empreendedorismo verde. Assim, você estimula a economia do país ao mesmo tempo em que adota medidas de preservação e conservação da natureza!
Continue sua leitura com o artigo Como empreender em tempos de crise: dicas e ideias para inovar!
Pingback: 7 tendências de empreendedorismo e novos negócios para 2021