Ao entrar de cabeça na ideia de montar um negócio é preciso estar disposto a enfrentar grandes desafios, afinal, tudo pode acontecer e o empreendedor deve estar preparado. Mas nem sempre isso é uma realidade e após a empolgação, muitas pessoas acabam ficando frustradas por não conseguirem sucesso. Inúmeros fatores podem fazer com que isso aconteça e para ajudar você a NÃO errar, nós, da Targo Consultoria, separamos algumas atitudes comuns de quem quer empreender que prejudicam a empresa. Vamos ver?
Não ter um planejamento adequado
Este é um erro que muitos empreendedores cometem, talvez, por causa da pressa em dar início ao negócio. A verdade é que você nem precisa montar um documento que aborde os próximos 5 anos da empresa, mas é fundamental apostar em um plano de negócios para garantir a segurança necessária que levará ao sucesso da sua ideia. Pense em onde você quer chegar e como fará isso. Por motivos óbvios, não dá para esquecer de planejar o cenário financeiro da empresa.
Você também pode gostar de ler:
– Do empreendedorismo à liderança: os desafios e as conquistas
– Como um líder deve se comportar durante tempos de crise?
Achar desnecessário investir em Marketing
Nós entendemos que é preciso economizar, principalmente no início, mas investir em Marketing é quase que um custo obrigatório para as empresas que não querem ter surpresas negativas num futuro próximo. A boa notícia é que não há a necessidade um gasto tão grande, visto que as plataformas digitais oferecem ferramentas gratuitas e recursos que cabem no orçamento. Nós falamos sobre este assunto aqui no blog e demos 6 dicas valiosas para quem quer apostar no Marketing Digital.
Não conhecer o mercado
Quando você decide abrir uma empresa deve conhecer o ramo de atuação em que irá entrar. Quem serão os seus concorrentes? Como é o comportamento do público que a quem o seu produto/serviço se destina? Não dá para arriscar empreender sem antes responder a estas perguntas com uma pesquisa de mercado eficaz, concorda? Uma dica é construir o seu networking antes de começar a pôr em prática a ideia. Ter contato com profissionais e empresários que já atuam no mesmo nicho de negócios que você irá adentrar pode ser mais importante do que pensa na hora de adquirir estabilidade e confiança na área.
Falta de liderança: um verdadeiro pesadelo ao empreender!
Agora que você vai ter uma empresa pra chamar de sua, precisa ser um ótimo líder. Não ter consciência dessa necessidade e desconhecer o que é indispensável para praticar esta função com excelência, acaba levando muitas empresas à falência. Já deu para perceber o quanto uma boa gestão é responsável pelo êxito ao empreender, né?
Nós entendemos que não é fácil exercer todas as características de quem tem esse papel dentro do negócio, por isso, aconselhamos que você invista na sua capacidade de liderança, seja por meio de treinamentos e consultorias, seja pela convivência diária com os desafios do empreendedorismo.
Este conteúdo ajudou você? Continue aprendendo e leia o nosso post sobre empreendedorismo: os 3% que dão certo nos negócios!
Pingback: Como uma pesquisa de satisfação pode ajudar a sua empresa?