O momento de parar e analisar para tomar a direção certa. Um planejamento estratégico é isso e toda empresa, da micro à grande, precisa definir suas ações com base em algo sólido e estudado para poder ter sucesso. Só assim é possível reconhecer a situação, projetar o futuro e traçar meios de alcançar esses objetivos.
Se você não faz, saiba que além de importante, um planejamento estratégico é a garantia de fechar novos negócios. Se você já faz, confira 6 erros comuns que precisam ser evitados a todo custo. Continue a leitura do artigo para saber quais são.
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Planejamento estratégico simplificado: uma ideia geral
O planejamento estratégico é uma bússola para o seu negócio. Sem ela, dá para chegar onde se almeja. Mas os caminhos são mais longos e incertos e talvez você chegue em um lugar diferente do que queria.
É uma maneira simples de fazer entender que qualquer tempo, recurso e energia gastos com isso, é investimento no desenvolvimento da sua empresa. Sem contar que um planejamento ainda ajuda a identificar e implementar melhorias importantes.
Mais que decidir o futuro, se estruturar para fazer dele uma realidade é garantir que seus objetivos estejam alinhados com a estratégia traçada e assim poder fechar mais negócios e parcerias lucrativas. Veja agora o que não fazer na hora de montar o seu planejamento estratégico.
6 erros a evitar em um planejamento estratégico
Partindo da questão de ele deve ser uma prioridade, ter um planejamento pode ser o diferencial na rentabilidade do seu negócio. Separamos 6 erros comuns na gestão das empresas que não acreditam ou que preferem não dedicar energia nessa atividade. Vamos conhecer.
- Planejamento sem fim
Uma tarefa com esse nível de complexidade não pode ser feita do dia para a noite. Exige alguns dias ou semanas de estudo e avaliação para determinar o que interessa.
Um dos erros mais comuns é nunca sair desta etapa. Um planejamento, por mais redondo que seja, ainda é só um plano. Sem nunca entrar em ação, ele será uma perda de tempo. Por isso, tire o tempo que for necessário para montar tudo, mas não esqueça que o esforço para movimentá-lo é igualmente importante.
- Falta de propósito
A razão de ser uma empresa é o que ela deseja alcançar ou atingir. A visão ampla e de cima que o planejamento estratégico prevê são as ações presentes e seu impacto no futuro.
Então não tenha medo: ajuste o foco e defina o propósito. Tenha isso bem claro e disseminado entre a equipe, se mantendo firme nos valores em que você e seu negócio acreditam.
- Centralização de informações importantes
O receio de que uma boa ideia para seu produto ou serviço sejam copiados pelos concorrentes faz com que muitos empreendedores segurem informações essenciais em um planejamento. No entanto, isso não facilita uma comunicação fluida entre a equipe e as chances de que esses ruídos atrapalhem todo o processo são altíssimas.
Crie maneiras de fazer as pessoas envolvidas entenderem e colaborarem com seus pontos de vista. Dessa forma, elas são mais participativas e seu planejamento estratégico só tem a ganhar.
- Não definir metas claras
Sem o passo a passo para atingir o objetivo, o planejamento parece uma realidade inatingível. Portanto, divida a estratégia em etapas e metas possíveis, detalhando as ações que vão levar ao ponto final. Se possível, estabeleça datas e prazos de acordo com a sua realidade de execução.
- Vantagens unilaterais
No mundo dos negócios não existe vitória solitária. O que existe é esforço coletivo para atingir um alvo em comum.
Muitas vezes, tão focados na gestão da empresa, na lucratividade e consolidação no mercado, os empreendedores esquecem de envolver a equipe nos ganhos futuros. Essas pessoas, que podem ser parceiros, sócios ou colaboradores, precisam estar motivadas e acreditar no potencial do seu planejamento. Sem compreender o papel delas e como isso vai impactar suas vidas, fica difícil engajá-las a cumprir sua parte na estratégia.
- Pouca ou nenhuma flexibilidade
Isso não quer dizer que qualquer empecilho é motivo para mudar o curso de ação. Isso se chama volatilidade e nenhum negócio consegue se sustentar por muito tempo se não tiver suas bases firmadas.
A flexibilidade precisa fazer parte do seu planejamento estratégico. Apenas esse fator possibilita a adaptação à mudanças que fogem do controle do negócio – crises, baixas no mercado, dentre outras situações. Ela vem na forma de ações alternativas para realizar determinada tarefa.
Viu como ter um planejamento estratégico bem definido é essencial para o seu negócio? Com ele, seu negócio cresce de maneira organizada e mesmo que haja surpresas no caminho, você como gestor está mais preparado para lidar com elas.
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