Saber tomar decisões difíceis é uma das maiores dificuldades que gestores e empresários possuem na hora de comandar uma empresa. Isso porque diversos são os desafios que se encontram ao longo dessa jornada empreendedora e saber se manter nela é fundamental para que o negócio consiga ir bem.
A tomada de decisão nos acompanha em todo momento, desde ao acordar até a hora de ir dormir. Algumas delas tomamos no automático. No entanto, outras precisam ser avaliadas para saber se valem a pena.
Os desafios dentro do mundo empresarial são diversos e qualquer erro pode fazer com que um estrago grande aconteça. Se você quer então, fazer desta etapa algo mais simples, continue lendo este conteúdo.
Como saber tomar decisões difíceis?
Vivemos num mundo onde mudanças são pontos recorrentes e que precisam de bastante avaliação e observação para que se possa adaptar a elas.
Muitas vezes, ao longo do dia, é fundamental que os líderes de uma empresa saibam como tomar as decisões corretas para fazer com que o negócio ande.
No entanto, nem sempre essas decisões são fáceis, o que pode levar o gestor a cometer erros que geram graves consequências. Porém, mesmo diante dessa situação, o gestor não pode fugir de suas responsabilidades e deixar as coisas para depois.
Tomadas de decisão interferem não só na empresa diretamente, como também na vida daqueles que estão ao seu redor. Por isso, reunimos algumas dicas para que você saiba a melhor forma de fazer isso e evitar que os erros de gestão empresarial aconteçam.
Evite a impulsividade
Ainda que seu meio de trabalho se apresente de maneira dinâmica e algumas decisões precisem ser tomadas de forma veloz, é preciso que a impulsividade seja algo a se evitar.
Isso porque algumas escolhas, quando feitas no calor da emoção, podem vir acompanhadas de decisões mal pensadas que você pode não perceber no momento, mas depois elas afetarão seu negócio.
Por isso, ainda que uma decisão tenha que ser feita rapidamente, é fundamental que se pare para analisar as possíveis consequências que virão com ela. Tente deixar de lado a pressão e a emoção por algum momento.
Busque por ajuda de outros profissionais que também entendam sobre as questões que venham ser discutidas. Assim, você pode ver outras oportunidades e os riscos que não notou anteriormente.
Defina prazos para decidir
Quanto mais complexa uma decisão parece ser, mais responsabilidade o gestor tem. Assim, a decisão deve acabar sendo pensada dentro dos mínimos detalhes para que se possa estudar as possibilidades com tempo hábil.
Assim, os riscos serão menores e os benefícios maiores. Defina um prazo para decidir sua questão, por exemplo:
- Questões de baixo impacto na empresa: de 30 minutos a uma hora;
- Questões de médio e alto impacto: de algumas horas até no máximo 3 semanas;
Quando você define um tempo, você pensa não só na sua decisão, mas como você fará com que ela entre em prática, facilitando todo o trabalho de quem será responsável por executar ela.
Analise as opções com cautela
Parte da estratégia que envolve saber como tomar decisões difíceis é saber como analisar as opções que você tem à frente. Faça uma lista dos prós e contras que cada opção oferece e crie a melhor estratégia entre as duas.
Esse tipo de dúvida é fundamental principalmente nas questões que trazem dúvidas. A cautela pode fazer com que se tenha uma maior facilidade na hora de resolver os problemas.
Fazer uma lista é importante para te ajudar a visualizar o que cada opção traz ao seu negócio. Assim, você pode escolher aquela que traz mais benefícios.
Entenda os impactos da decisão que você vai tomar
Existem diversas decisões que são discretas e fazem parte do dia a dia e da rotina do empresário que vão impactar somente um único assunto.
No entanto, aquelas decisões que geram impacto ao negócio são vistas com mais frequência e elas podem afetar o ambiente como um todo.
Ao saber dessa possibilidade, acaba sendo necessário levar em consideração todas as opções e fazer uma média para saber os impactos que elas terão no ambiente.
O sucesso de uma empresa tem ligação direta ao fato de como o gestor toma uma decisão. Ao fazer esse processo de maneira formal e de modo racional, se torna possível poupar o tempo e otimizar as ações.
Dessa maneira, os resultados acabam sendo melhores para todos. Os impactos de uma decisão estão muito ligados a como o gestor analisa a opção que ele possui.
Foco no objetivo
Não tem jeito, uma das melhores estratégias para saber como tomar decisões difíceis é olhar para onde é seu foco. Provavelmente você deve saber quais são os fatores que irão te atrapalhar caso você opte por eles.
Isso porque você já tem em mente onde quer chegar e provavelmente já tem uma ideia do caminho que não deve seguir. Existem muitos fatores que compõem a trajetória de um caminho oposto ao foco da empresa.
Nem sempre eles são tão claros, por isso, é fundamental que você pare para analisar cada um deles. Assim, você pode identificar aquilo que tem feito mais sentido segundo sua estratégia.
Quando se tem foco em um certo resultado, você eliminará aqueles fatores que fazem com que você não consiga chegar até ele. Assim, se torna um pouco mais fácil eliminar aquelas opções que não vão agregar muito e que não fazem sentido.
Conclusão
Por fim, vimos aqui um pouco sobre como tomar decisões difíceis e alguns meios que você pode investir para alcançar isso. Alinhar as expectativas da empresa fará com que os colaboradores tenham facilidade em trabalhar.
Um líder deve sempre trabalhar com paixão e saber como se portar ao tomar uma decisão que possa atrapalhar ou ajudar a empresa ao longo do tempo.
Resiliência, paciência e boa administração, são alguns dos muitos fatores que compõem as características de um gestor que está preparado para viver no ambiente empresarial e sobreviver diante da competitividade do negócio.
Diga aqui se este conteúdo te ajudou e compartilhe este artigo com mais pessoas.
Pingback: Afinal, o que é tomada de decisão? Como ela afeta sua empresa? - Targo
Pingback: Feedback: 6 práticas incríveis para melhorar sua comunicação