You are currently viewing 9 maneiras de motivar sua equipe de vendas e faturar alto!

9 maneiras de motivar sua equipe de vendas e faturar alto!

Antes de mais nada, é preciso aprender a motivar sua equipe de vendas para enfrentar os obstáculos do mercado. Isso porque, investir na sua equipe afeta diretamente a produtividade de sua empresa.

Caso não saiba como fazer isso, não há com o que se preocupar! Basta continuar com a leitura deste conteúdo para descobrir!

 

O que fazer para motivar equipe de vendas?

Aprender a liderar uma equipe de vendas pode dar a você uma equipe apta para lidar com as mudanças do mercado, hábitos de consumo, produtividade do negócio e resultados. Em outras palavras, funcionários motivados atuam como aliados para enfrentar qualquer obstáculo.

Para ajudá-lo a motivar a sua equipe, separamos algumas dicas que você pode ver logo abaixo!

1. Conheça a equipe

Em primeiro lugar, você deve conquistar o respeito e a admiração de seus colaboradores. Um dos melhores meios de fazer isso é tratar cada pessoa de acordo com suas características únicas e não com frieza.

2. Crie um ambiente de trabalho agradável

Um ambiente de trabalho agradável e harmonioso auxilia muito no desempenho de todos na equipe. Isso ocorre porque eles começam a ver seu trabalho com mais prazer, em vez de tedioso e desagradável.

Vale a pena investir em uma boa infraestrutura que ofereça as melhores condições para que eles desempenhem suas funções para obter esse clima de harmonia.

Algumas empresas, como Google e Citibank, criaram o que é conhecido como “salas de descompressão”. É um lugar onde os funcionários podem fazer breves pausas durante o trabalho para relaxar, aliviar a tensão e retornar às suas tarefas com novas energias.

Além de proporcionar um ambiente único, outra dica é implementar horários de trabalho mais flexíveis e práticas como o home office. Essas e outras medidas garantem uma equipe mais comprometida e resultados satisfatórios.

Também é crucial estar atento ao clima da sua empresa. Em muitos casos, os gerentes e superiores não sabem, mas as percepções dos funcionários sobre a empresa já não são as melhores.

Na busca por performances e resultados excepcionais, a pressão para alcançar mais produtividade pode tornar o ambiente de trabalho monótono e desgastante.

É preciso ter em mente que os seus colaboradores passam uma boa parte de seus dias em seus locais de trabalho; logo, é crucial que esse ambiente seja agradável e tranquilo.

Do contrário, a sua empresa terá insatisfação e desmotivação por parte dos funcionários no desempenho de suas funções.

Aprender a liderar uma equipe de vendas pode dar a você uma equipe apta para lidar com as mudanças do mercado, hábitos de consumo, produtividade do negócio e resultados

3. Saber ouvir e dar voz

Você deve considerar com cuidado as sugestões, críticas e ideias para fazer a devolutiva apropriada. É necessário ouvir enquanto imagina o que essa pessoa está sentindo, pois ela frequentemente passa por esse processo.

É agradável e eficaz testar novos formatos ao mesmo tempo em que conta com a participação e o engajamento da pessoa que fez a sugestão.

4. Premie com criatividade

É preciso demonstrar que você reconhece os esforços do seu time com recompensas criativas, que não são necessariamente sobre aumento de remuneração. Com isso, os funcionários não se sentirão só valorizados, como também mais motivados a trabalharem mais.

Confira algumas dicas de prêmios para motivar equipe:

  • Assinatura de um software para a organização do trabalho home office;
  • Serviços ou produtos que tornam os processos de vendas mais fáceis;
  • Participação em uma nova ação da empresa ou na implementação de um projeto cocriado;
  • Inscrição em um workshop à distância disputado;
  • Dias de folga – ninguém é de ferro e a sua equipe também precisa de um descanso em meio ao trabalho.

5. Defina metas realistas para o time de vendas

Saber como definir metas garante dois benefícios: 

  • Ter um padrão para avaliar o desempenho da equipe de vendas;
  • Premiar os vendedores de modo justo e eficaz.

Enquanto as metas precisam ser desafiadoras, é importante que também sejam fáceis de alcançar. Metas impossíveis acabam desmotivando a equipe.

Com isso, você deverá levar em conta a realidade do mercado, as condições de trabalho da equipe e as exigências da empresa.

Acompanhar o desempenho e o crescimento, tanto individual quanto coletivo, auxilia na criação de parâmetros essenciais para definir novas metas.

Por exemplo, poderíamos dizer que cada vendedor tinha uma meta mensal de 200 kits de material escolar e que o número médio de kits vendidos por mês era de cerca de 150. Logo, o novo padrão para definir novas metas seria 150.

6. Faça treinamentos de tempos em tempos

Mantenha uma equipe bem treinada! Ao fazer isso, você demonstra que a empresa se preocupa com eles e quer que eles tenham sempre o mais alto nível, além de educar seus funcionários para que trabalhem com mais eficiência.

O procedimento de venda será mais seguro, eficaz e assertivo para os vendedores. Ofereça treinamentos de tempos em tempos e certifique-se de que estejam alinhados com as reais necessidades do seu negócio.

Manter sua equipe de vendas bem treinada é uma das inúmeras formas de manter a motivação e desempenho

7. Faça reuniões periódicas com a equipe

Isso é crucial para que você possa compartilhar com a equipe de vendas suas metas para os próximos dias, dar feedback sobre o trabalho que está sendo feito e explicar quais oportunidades serão perseguidas e quais desafios podem ser superados.

Além disso, é crucial que tanto os líderes quanto os demais funcionários possam falar na reunião neste momento. Os funcionários tendem a ficar desmotivados quando acreditam que têm pouca influência sobre o que acontece na empresa. 

Em outras palavras, fale com eles e demonstre o valor de suas opiniões.

8. Incentive

Elogiar em público, em vez de apenas em reuniões de feedback, pode ser benéfico quando um trabalhador está tendo um bom desempenho. Só tenha cuidado para não exagerar e fomentar um ambiente competitivo que pode prejudicar a harmonia da equipe.

9. Ofereça ferramentas adequadas

Um vendedor que queira projetar uma imagem profissional e pertencer a uma empresa de sucesso precisa ter as melhores ferramentas tecnológicas.

O ideal é disponibilizar diversas ferramentas que auxiliem nas tarefas do dia a dia. Isso inclui computadores de alta qualidade e acesso à internet, além de aplicativos que facilitam a organização do cronograma e o gerenciamento de contratos.

E você, o que achou dessas dicas? Foram úteis? Não deixe de conferir outros posts como este em nosso blog!

Deixe um comentário