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A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

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5 problemas que não deixam a sua empresa crescer – Targo
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5 problemas que não deixam a sua empresa crescer

A sua empresa tem um ótimo produto ou serviço a oferecer, mas, por algum motivo, ainda não alavancou a ponto de atingir as suas expectativas. Esse é um cenário comum, e às vezes os problemas que impedem sua empresa de crescer podem estar bem “embaixo do seu nariz”, mas você não consegue vê-los.

Reconhecer os erros que a empresa comete é o primeiro passo para conseguir o sucesso. Atendimento deficiente e equipe desmotivada são alguns exemplos de erros que podem levar à estagnação de um negócio.

Por isso, nós, da Targo Consultoria, resolvemos lhe dar uma forcinha para identificar os problemas mais comuns que impedem um negócio a ter sucesso. Vamos lá?

5 fatores que impedem a sua empresa de crescer

1. Não ter um bom atendimento ao cliente

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A falta de satisfação do cliente ao ser atendido pela sua empresa pode ser um grande problema. As consequências dessa deficiência vão desde a má reputação até o cancelamento de contratos de compra ou prestação de serviços da empresa.

O atendimento ao cliente é a atividade primordial de qualquer empresa. Afinal, sem clientes, não existe negócio. No entanto, algumas empresas não dão prioridade ao consumidor e acabam tendo dificuldades em seu crescimento.

Para que isso não aconteça, é necessário conversar com os clientes e renovar o relacionamento com aqueles que já passaram por algum problema no atendimento.

Outra dica importante é enviar pesquisas de satisfação regularmente e usar os feedbacks para entender e melhorar essa atividade.

Não esqueça que o atendimento não acaba quando o cliente leva o produto! Pelo contrário, ele começa bem antes dessa atitude e termina muito depois dela, com o pós-venda.

Você também pode conferir:
Atendimento ruim: 8 problemas que vão acabar com as suas vendas
O que é o NPS e como ele pode ajudar a sua empresa?
Bom atendimento ao cliente: como ele ajuda sua empresa a crescer?

2. Colaboradores desmotivados

Você reconhece o trabalho dos seus funcionários? Saiba que não valorizar o desenvolvimento profissional deles pode ser uma grande perda para a sua empresa.

A busca por crescimento é uma jornada que não se faz sozinho. Os colaboradores da empresa precisam sentir-se motivados pelo líder a trabalhar e a contribuir para a evolução dos negócios.

Por isso, é relevante criar meios que os façam acreditar que o trabalho deles tem importância e valor para a empresa, dando um significado maior para tudo que fazem.

É sempre bom reconhecer e elogiar trabalhos bem feitos, por meio de avaliações de desempenho, e-mails corporativos ou pessoalmente.

Realizar campanhas de bonificação e premiação pelo ótimo desempenho, por exemplo, é uma tática muito utilizada pelas empresas de sucesso.

3. Não investir em comunicação e marketing

Você pode ter o melhor produto possível, mas os possíveis clientes não saberão disso se não houver comunicação e divulgação. Por isso, é importante a utilização de ferramentas para facilitar essa promoção e expandir o seu negócio.

Com a expansão da internet, os consumidores passaram a consultar qualquer tipo de informação no ambiente on-line. Por esse motivo, muitas empresas perceberam o potencial que o marketing digital traz para o aumento das vendas, a promoção da sua marca e a retenção de clientes.

Um dos benefícios que o marketing digital oferece é a oportunidade da empresa se tornar uma referência no segmento em que atua, por meio da criação de conteúdos de qualidade na internet, por exemplo.

4. Não inovar

Ficar preso às técnicas, ferramentas e métodos do passado, apenas porque eles deram certo em um momento específico, também é um erro.

Se você deseja que sua empresa cresça, é preciso buscar conhecimento e aprender a inovar. Uma dica para fazer isso é investir em novas mídias e tecnologias.

Além disso, é necessário buscar ter ideias inovadoras que criem um diferencial e gerem resultados para o negócio. Este diferencial pode trazer ganhos para a produtividade, melhoria de processos, desenvolvimento de novos produtos e serviços, ou novas estratégias de marketing.

Veja também:

Atendimento ao cliente: vale a pena investir nos chatbots?
Como garantir um excelente atendimento online ao cliente?

5. Falta de liderança

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Para sua empresa crescer, é preciso investir em bons líderes.

Calma, você não precisa ficar ofendido com esta afirmação. Embora haja a possibilidade de você estar falhando como líder, pense também nos seus funcionários que exercem cargos de liderança no negócio, como supervisores e gestores.

Talvez você tenha promovido alguém que tenha ótimas habilidades individuais, mas que não tenha uma boa capacidade de liderar equipes.

O sucesso está ligado diretamente às nossas atitudes. Pessoas de sucesso continuam se movendo e aprendendo. Elas cometem erros, mas não desistem e não paralisam.

É importante saber que ter uma boa liderança requer aprimoramento de técnicas de gestão empresarial, e isso é possível através de capacitação do profissional e experiência do mercado.