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Atendimento ao cliente: vale a pena investir nos chatbots?

Se alguém falasse para você mais ou menos 20 anos atrás que um dia iríamos conversar com robôs, provavelmente, você não acreditaria, não é? Afinal, isso é coisa que a gente vê só em filme, certo? Errado! Isso porque, com o avanço da tecnologia, hoje, é possível comprar produtos, solicitar serviços e até fazer reclamações com a ajuda de atendentes virtuais. O nome deles? Chatbots!

Mas o que eles são? Será que os chatbots vão substituir as pessoas no futuro? Eles realmente podem melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa? Entenda melhor logo abaixo:

Primeiramente, o que são os chatbots?

Os chatbots são um programa de computador capaz de simular uma conversa humana em um chat. É algo programado que faz exatamente o que foi pré-definido. Ele vem sendo cada vez mais utilizado, por exemplo, para responder de forma rápida e completamente automatizada às dúvidas mais frequentes do seu cliente.

Um jeito bem bacana de entender o que é um chatbot é pensar na Siri, da Apple, que funciona de maneira parecida. Ela consegue abrir aplicativos, informar a previsão do tempo e ligar para uma pessoa da sua agenda apenas com o seu comando de voz.

Grandes empresas como a Sephora e a H&M perceberam o potencial da inteligência artificial para oferecer um bom atendimento ao cliente. Com o uso dos chatbots, elas ajudam o consumidor a escolher a melhor roupa e enviam sugestões personalizadas com base no tom de pele da pessoa. Legal, não é?

Mas é possível ir além! Com uma boa estratégia de comunicação, esses robozinhos podem obter informações preciosas do seu cliente e melhorar as taxas de geração de leads, que podem se tornar futuras oportunidades de negócio.


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O que os chatbots não podem fazer?

Como explicamos mais acima, um chatbot é um software que reproduz comandos pré-definidos. Então para ele funcionar de maneira correta é importante ter alguém por trás desse processo, uma equipe especializada no assunto.

Por isso, até o momento, é arriscado e nada recomendável achar que os chatbots substituem completamente uma pessoa da sua empresa. O que ele faz é agilizar essa comunicação e diminuir a dependência do setor de atendimento para resolver situações burocráticas e repetitivas.

Vale a pena investir nos chatbots?

Para descobrir se esse tipo de tecnologia realmente combina com a sua empresa, é preciso imaginar o potencial dela antes de começar a investir muito dinheiro. Você precisa pensar em como o chatbot pode auxiliar você a resolver problemas.

E isso pode acontecer na área de vendas, com a conversão de usuários em leads, na área de atendimento, com respostas às dúvidas mais frequentes, ou até mesmo, na nutrição da sua base de contatos, com materiais e sugestões exclusivas.

Não se esqueça também de prestar atenção ao canal em que o bot vai operar. Pode ser no Facebook Messenger ou no chatzinho no seu site, por exemplo.

Algumas ideias do que você pode fazer com os chatbots são:

– Vender produtos ou serviços;

– Marcar/desmarcar consultas/exames;

– Entender em qual estágio do funil o seu lead está;

– Fazer pedidos de remessas.

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