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Metodologia DISC: ela ajuda a montar a equipe  de trabalho ideal

Você já ouviu falar sobre metodologia DISC? Esse é um tipo de metodologia que trabalha o modo como você pode identificar o seu lead ideal e saber qual é o melhor modo de agir quando entrar em contato com ele.

Essa ferramenta se originou pelo Dr. William Marston que faz a classificação do comportamento das pessoas em quatro formas diferentes: D para dominância, I influência, S estabilidade, C para conformidade.

A metodologia é bastante usada para quem quer ter uma melhoria na produtividade no ambiente profissional junto com uma melhora na comunicação e no trabalho em equipe. Veja mais sobre o assunto.

Quais os 4 perfis comportamentais DISC?

Muito provavelmente em algum momento de sua vida você já se viu inserido dentro de uma roda de pessoas na qual não sabia nem por onde começar a reagir para poder se adaptar, certo?

Isso porque essas pessoas possuíam um perfil muito diferente do seu, seja em aparência ou no modo de se comunicar. O choque em se deparar com situações como essa costumam acontecer por conta de você lidar sempre com um tipo de comunicação.

Dessa forma, quando alguém de fora, com um perfil completamente oposto ao seu aparece, você acaba ficando sem saber como reagir. Dentro do mundo dos negócios essa é uma situação que acontece bastante.

Quando você não consegue se adaptar a um estilo de comunicação diferente do que você espera lidar, você pode acabar tendo uma dificuldade em gerar rapport e isso pode ser prejudicial principalmente no setor de vendas.

Mas não se preocupe, pois há uma série de estudos que podem te ajudar a dominar isso. A metodologia DISC é uma delas. No RH esse tipo de recurso já é muito usado e conhecido. Dessa forma, ajudam as equipes a terem mais assertividade e melhorarem sua comunicação.

Como mostramos, o DISC é composto por 4 perfis comportamentais. Ao identificar qual o DISC de cada pessoa, é possível trabalhar melhor a comunicação e melhorar a conexão com aquele lead. Abaixo, veja as características de cada um:

Os diferentes tipos de perfis comportamentais abordados pelo DISC, mostram a maneira como cada um dele se comunica

D – Dominância

As principais características que compõem um perfil dominante dentro da metodologia DISC são:

  • Pessoas que são ativas ao encarar problemas e desafios;
  • Pessoas que são objetivas e diretas;
  • Buscam ter um resultado a qualquer custo;
  • Executam suas atividades de maneira rápida;
  • São determinadas e confiantes;
  • Competitivas;
  • Dominadoras, exigentes e energéticas;
  • Dentre outros.

Se ao falar com uma pessoa você encontrar essas características em evidência, saiba que ela tem a personalidade dominante, e você deve focar em mostrar resultados que sua solução irá trazer sem dar muitos detalhes.

I – Influência

O perfil influenciador gosta de lidar com pessoas, e por isso apresentam características como:

  • Gostam de influenciar por meio de conversas e atividades;
  • Possuem confiança e otimismo;
  • Transmitem bem as informações;
  • São mais desorganizadas com tarefas e documentos;
  • São mais emocionais;
  • Criam redes de contato sólidas para cumprir esse objetivo.

Pessoas com essa característica tendem a ser mais sociáveis e extrovertidas, sendo assim, conseguem desenvolver boas relações. Você deve focar então no lado emocional e aproveitar o otimismo para poder se ligar a essa pessoa.

S – Estabilidade

Pessoas com perfil estável tendem a ser mais seguras. Por isso, acabam agindo da seguinte forma:

  • Não gostam muito de mudanças súbitas;
  • Desistem mais rápido de planos que não dão certo;
  • Agem com indecisão em momentos onde é preciso ter decisão;
  • São bastante pacientes e leais;
  • São mais metódicas e previsíveis.

Você pode associar essa pessoa a um perfil de um médico, que escuta muito e transmite confiança. Para se comunicar com este perfil é necessário implementar exemplos com cases de sucesso para que ajude a ilustrar que a solução que você propõe é mais segura e traz bons resultados.

C- Conformidade

A palavra que melhor define uma pessoa desse perfil é processos. Logo, as principais características que essa pessoa emana são:

  • Valorização ao aderir regras, regulamentos e estruturas;
  • Geralmente não são tão flexíveis a novas ideias quando se decidem;
  • Não são convencidas com “eu acho” e sim certezas;
  • Se estressam quando as coisas não saem geralmente como querem;
  • Persistem muito em realizar suas tarefas;
  • Se dedicam e são organizadas;
  • Costumam trabalhar de forma sistemática, analítica e lógica.

A comunicação com pessoas desse perfil é explicada passo a passo, de forma simples e clara, trazendo os números e dados para que possam informar de forma clara como sua solução será útil.

Como a metodologia DISC é importante para formação de equipes?

O método DISC pode ajudar muitas empresas a construírem uma equipe mais qualificada e que saiba ser eficiente independentemente de com quem lidam.

Essa é uma metodologia que surgiu em 1920 por William Marston, como dissemos, profissional PhD em psicologia pela universidade de Harvard, que a elaborou para que pudesse explicar as reações emocionais dos seres humanos.

O método se aprimorou cada vez mais e com isso pôde ajudar muitas empresas a construírem uma equipe mais qualificada e que saiba ser eficiente independentemente de com quem lidam.

Nas empresas, o time de RH a usa muito para que possa mapear o perfil dos candidatos e ter uma certa assertividade nos padrões comportamentais que preferem. Assim, a metodologia garante uma melhor qualidade dentro dos processos seletivos.

A metodologia também é ótima na aplicação de treinamentos, pois permite capacitar melhor os alunos e a formarem melhores comunicadores. Dentro do plano de desenvolvimento pessoal, o DISC acaba sendo fundamental para que se possa valorizar as características de cada pessoa.

Ao se ter um melhor conhecimento sobre suas competências, é possível explorar melhor o seu lado e fazer com que você tenha um desenvolvimento mais adequado.

Onde saber mais sobre essa metodologia?

Se você ficou curioso e quer saber como fazer bom uso desse método, se desenvolver pessoalmente e conseguir entender as características de cada perfil e como se comportar com elas, convidamos você a conhecer o curso da Targo Professional.

No curso, você vai aprender as principais metodologias para encantar o seu cliente, atitudes para ter um atendimento encantador, a usar o DISC como seu principal apoio, e a simular as técnicas que costumam acontecer. Então não perca tempo e venha fazer parte desse time.

Conclusão

Por fim, vimos aqui um pouco dessa metodologia que só tem ajudado os profissionais e que diz muito sobre os diferentes tipos de personalidade. Por meio dela, você consegue transitar entre os diversos perfis e explorar o melhor dentro do que cada um tem a oferecer.

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