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Liderança e motivação: 9 dicas incríveis para comandar uma equipe
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Liderança e motivação: 9 dicas incríveis para comandar uma equipe

Para um empreendimento alcançar bons resultados, é fundamental a colaboração do corpo de funcionários. Pois comandar uma equipe não é tarefa fácil, é preciso levar em consideração dois aspectos: liderança e motivação. Eles são fundamentais para superar desafios e alcançar o sucesso da empresa.

O corpo de funcionários é divididos em equipes e cada grupo precisa de um líder para guiar os colaboradores pelo melhor caminho. Essa é uma estratégia que distribui as demandas dentro de uma organização e contribui para a eficiência dos setores.

Contudo, saber como alcançar uma boa liderança exige muito mais do que conhecimento, é necessário também ter habilidades para aplicá-lo da melhor forma.

Se você está envolvido num processo que, em algum momento, vai precisar liderar uma equipe, você está no lugar certo. Nós, da Targo Consultoria, preparamos esta matéria com dicas incríveis para ajudar você a comandar sua equipe. Vamos conferir?

 

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Dicas de liderança e motivação para comandar uma equipe

Existem dificuldades e desafios que podem surgir durante o comando de uma equipe, por isso que liderança e motivação devem andar lado a lado. Isso contribui bastante nos bons resultados, porque um colaborador motivado produz muito mais do que esperado em uma organização.

Por isso, é importante levar em consideração algumas características para o líder conseguir alcançar melhores resultados para a organização.

1. Engaje sua equipe

É importante mostrar que sua equipe é peça fundamental para a empresa. O primeiro passo é manter seus colaboradores engajados, fazer com que eles se sintam parte da organização.

Essa dica é essencial para o bom andamento do empreendimento. Além disso, para garantir o engajamento dos funcionários, é necessário que a organização tenha uma boa gestão de recursos humanos.

2. Aceite opiniões, ideias e sugestões

É fundamental o diálogo entre os membros do grupo para desenvolver melhor os trabalhos. Aceitar opiniões, ideias e sugestões de cada colaborador resulta em um bom desempenho profissional de todos os envolvidos.

As reuniões e avaliações sobre as ações fazem parte do processo de busca por excelência e gera resultados e satisfações para a companhia. Por isso, seja aberto para feedbacks, mantenha em sua agenda o diálogo e busque acatar sugestões.

Além disso, saber ouvir as opiniões e sugestões auxilia bastante nesse processo. Então, escute os seus colaboradores e procure responder da melhor forma possível, mas claro, levando em consideração as ideias deles.

3. Seja exemplo de conduta

A imagem de um grande líder deixou há muito tempo de ser aquele cara que tinha como único objetivo distribuir tarefas e exigir resultado.

É claro que demandar tarefas também faz parte da função de um líder, mas é importante que, além disso, ele também seja proativo e seja exemplo de conduta. Afinal de contas, por mais que ele esteja em uma posição hierárquica superior, ele também tem uma série de atribuições e precisa assumir. Seja exemplo você também!

4. Aja com equilíbrio

Conduzir um grupo exige não apenas habilidades com tarefas, mas também paciência e equilíbrio. E cá pra nós, essas virtudes são para poucos, concorda? É aí que você precisa estar preparado para lidar com os problemas que certamente chegarão para você.

5. Elogie e reconheça

O reconhecimento profissional é essencial para motivação do colaborador, pois isso contribui para o bom desempenho do funcionário dentro da organização. Elogiar e reconhecer o trabalho das pessoas, é uma maneira de incentivar para torná-lo mais produtivo, criativo e capaz de solucionar diversos problemas.

Crie situações para elogiar um trabalho bem feito, no entanto, é importante ser sincero e autêntico para depois não gerar momentos desagradáveis entre o líder e o colaborador.

Além disso, procure descobrir o que cada um tem de melhor e reforce aos outros colegas. Sinceridade também ajuda no processo de uma boa liderança e motivação no trabalho.

6. Tenha empatia

O bom líder procura sempre se colocar no lugar da sua equipe, pois isso é fundamental para gerar bons resultados à empresa. Assim, é possível compreender como os funcionários pensam, sentem e como encaram à rotina de trabalho.

Além disso, um líder empático ter maior conexão com a sua equipe, porque é possível conhecer melhor os colaboradores e permitir enxergar o ambiente pela perspectiva de cada um. Dessa forma, fica mais fácil entender as ações, dificuldades e facilidades da equipe corporativa.

7. Boa comunicação

Uma comunicação sem ruídos é fundamental para evitar que informações sejam passadas erradas, além de evitar problemas que podem prejudicar os resultados da empresa. Além disso, o bom líder ouve as reivindicações dos colaboradores da equipe.

8. Entenda o perfil de cada colaborador

Hoje em dia já existe uma espécie de classificação para o perfil de cada profissional: analíticos, influenciados por dados e objetivos; empreendedores, motivados pelo desafio; integradores, que adoram integrar as pessoas e cultivar relacionamento; expressivos, aqueles com ideais criativos e visionários, que querem também inspirar as pessoas.

É preciso conhecer a fundo o perfil de cada membro da equipe. Isso colabora com a tomada de decisão e ajuda alcançarem os objetivos propostos no planejamento.

9. Liderança: saiba o que a equipe espera de você!

O seu tipo de liderança está de acordo com o que a equipe espera? O seu estilo de direção está satisfazendo a equipe? O grupo conversa com você sobre questões do seu setor de trabalho? Esses questionamentos são importantes para descobrir o que a equipe espera de você.

Somente assim, você como líder, pode trabalhar questões pontuais que melhorem os seus resultados.

Dica extra

Coaching no processo de liderança e motivação

Uma boa liderança é essencial no meio empresarial, pois um bom líder consegue alcançar bons resultados por meio de técnicas, ferramentas e conhecimentos diversos.

Contudo, existem outros meios que auxiliam nesse processo, as empresas podem contar com um apoio de coaching corporativo para ajudar no desenvolvimento e reconhecimento profissional da equipe.

Um bom líder precisa agir com cautela e bastante equilíbrio, afinal, liderar é guiar em busca de soluções e não deixar que os problemas sejam maiores. A liderança e a motivação no ambiente de trabalho é essencial para alcançar os melhores resultados para empresa, pois o papel do líder é manter uma equipe engajada.

Agora que você já descobriu dicas infalíveis para comandar uma equipe, que tal complementar seu conhecimento? Nós, da Targo Consultoria, temos uma matéria sobre Escola de líderes: saiba como desenvolver competências de gestão.